Competências

Espera-se, portanto, que ao longo do seu processo inicial de formação docente, o aluno desenvolva conhecimentos e habilidades importantes para o bom desempenho de suas atividades profissionais. Para tanto, como professor de Educação Especial, o diplomado deverá ter competências para:

  • Compreender o campo da Educação Especial como uma disciplina em evolução, conhecendo sua história, filosofias, princípios e teorias, embasados em evidências científicas, além das legislações e demais aspectos das políticas sob diferentes perspectivas; bem como todos os assuntos relacionados ao campo da Educação geral, que dizem respeito aos indivíduos PAEE, tanto na escola quanto na sociedade;
  • Avaliar as características dos alunos e identificar suas necessidades educacionais especiais;
  • Flexibilizar e individualizar a ação pedagógica nas áreas do conhecimento em diferentes etapas de formação da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio), Ensino Superior e da Educação de Jovens e Adultos, de modo a responder às necessidades específicas dos educandos;
  • Avaliar continuamente a eficácia do processo educativo para o atendimento às necessidades observadas nos alunos;
  • Atuar em equipe e em colaboração com o professor do ensino regular, por meio do ensino e consultoria colaborativa nas ações pedagógicas, com as famílias e todos os profissionais da educação e saúde envolvidos com os estudantes sob sua responsabilidade;
  • Dominar metodologias específicas para o ensino das diferentes categorias de alunos, a saber: estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.
  • Ensinar em diferentes ambientes de aprendizagem e escolarização, incluindo salas de recursos, salas de recursos multifuncionais, classes especiais , Classe Regida por Professor Especializado – CRPE (Resolução SE 61, de 11-11-2014), escolas especiais, classes hospitalares ou em domicílios , desenvolvendo práticas necessárias à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, sempre que não for possível sua escolarização em classes comuns, de escolas regulares.
  • Envolver-se em atividades profissionais , participar das ações da comunidade de modo a favorecer a aprendizagem de conteúdos que além de beneficiar os indivíduos que compõem o PAEE e suas famílias, irão enriquecer o seu conhecimento na área.
  • “Aprender a aprender”, refletir e ajustar suas práticas, que serão guiadas pelos padrões de prática ética e profissional.